9th National Symposium on Teaching and History of Earth Sciences / EnsinoGEO-2019
16º Simpósio de Geologia do Sudeste GEOSUDESTE 2019
20º Simpósio de Geologia de Minas Gerais
20 a 23 de outubro de 2019
Campinas – SP – Brasil
Núcleos São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro/Espírito Santo
Sociedade Brasileira de Geologia – SBGeo
http://geosudeste.com.br/ensinogeo.html
1a CIRCULAR e chamada de trabalhos/1st CIRCULAR and call for papers
Nos últimos anos, cresceram o vigor e a produtividade da comunidade nacional que desenvolve pesquisas em Ensino e História de Ciências da Terra. Pode-se citar exemplos: em julho de 2018, na cidade de Campinas, a Unicamp sediou dois eventos sobre a relevante temática da difusão das Geociências (“Geociências para Todos”), quando mais de 290 trabalhos científicos foram apresentados e debatidos.
Nos websites http://www.ige.unicamp.br/geoscied2018/en/papers/ [VIII GeoSciEd2018] e http://www.ige.unicamp.br/geoscied2018/pt/trabalhos/ [EnsinoGEO-2018] estão disponíveis os anais dos eventos. Uma seleta coleção de artigos foi divulgada em edições recentes de Terræ Didatica.
No mês seguinte, realizaram-se na cidade do Rio de Janeiro os eventos 49° Congresso Brasileiro de Geologia / 9º Simpósio do Cretáceo do Brasil / VII Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados. A concorrida sessão técnico-científica de Educação e Ensino de Geociências contou com mais de 60 trabalhos apresentados em forma oral e pôster.
A comunidade nacional passou a valorizar as pesquisas científico-educacionais e a compreender que a efetiva divulgação do conhecimento sobre a dinâmica terrestre pode fomentar sua própria expansão, à medida que a população passa a dominar conhecimentos sobre dinâmica terrestre. Desastres ambientais recentes – como Brumadinho e Mariana (MG) – revelam que a bagagem intelectual do cidadão moderno precisa acomodar tal conhecimento. Os desdobramentos e consequências desse entendimento podem impactar firmemente a educação básica no País. (…)
Fonte: http://geosudeste.com.br/ensinogeo.html
(…) Os organizadores do evento convidam pesquisadores, professores e alunos a
debater os aspectos mais relevantes da produção recente sobre os temas envolvidos.
Pesquisas, reflexões e experiências sobre o conhecimento do planeta, voltadas para
uma nova atitude frente ao mundo, são bem-vindas. Um resultado esperado é a
indicação de tendências e perspectivas para o desenvolvimento desse campo do
conhecimento e da pesquisa no Brasil. Para mais informações, visite: