A Profa. Dra. Possui Licenciatura Plena pela Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (1995), Bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007).
É professora adjunta do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP) e tem larga experiência nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Coordenação de Curso e Direção de Departamento, atuando principalmente nas seguintes áreas: Formação Profissional e Tecnológica, Educação a Distância, Formação de Professores e Educação em Engenharia.
A nova Diretora se disse otimista sobre as responsabilidades do cargo e sobre a instituição “Minhas perspectivas são poder contribuir para o avanço do conhecimento através do desenvolvimento científico e tecnológico, pois um país somente se desenvolve com investimentos em ciência e tecnologia. Desse modo é necessário forte incentivo na formação de mais e melhores pesquisadores no Brasil nesse processo o CNPq desenvolve um papel fundamental”.
Adriana Tonini também falou sobre os desafios presentes na nova jornada. “Temos que promover e intensificar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação diante disso, nossos principais objetivos perpassam pelo aumento da capacidade de formação de pesquisadores, bem como, dos centros de excelência em pesquisa e inovação tecnológica buscando sempre reduzir as desigualdades regionais e permitindo o desenvolvimento econômico e social do Brasil”.
Coordenação de Comunicação do CNPq
Fonte: CNPq